1. Gerais

1.1 Definições

1.1.1 competecomigo, competecomigo.com, “nós”, “nos” ou “nosso” refere-se à entidade que gere online os eventos desportivos descritos no sítio da internet e plataforma com o mesmo nome. A sede situa-se na Avenida Visconde Tojal 118, 2950-602, Palmela, Portugal, com o único número de matrícula e de pessoa singular (empresária em nome individual). competecomigo pertence em toda a sua extensão ao grupo competecomigo.

1.1.2 competecomigo desenvolve atividade comercial de acordo com o CAE (Classificação Portuguesa de Atividades Económicas) 93192 designada por outras atividades desportivas. As atividades desportivas compreendem produtores e promotores de acontecimentos desportivos com ou sem instalações; promoção de eventos desportivos; atletas, árbitros, cronometristas e de outros desportistas independentes; estábulos, canis e garagens relacionados com a atividade desportiva; apoio à pesca e caça recreativas e desportivas; e dos guias da montanha. Inclui a gestão de zonas de caça e pesca. Informação disponível no sítio do Instituto Nacional de Estatística.

1.1.3 Plataformas electrónicas e digitais: Sítio de internet www.competecomigo.com e plataforma com o mesmo nome. www.competecomigo.com , www.competecomigo.pt e www.competecomigo.net são igualmente endereços pertencentes à entidade competecomigo. Qualquer referência a www.competecomigo.com é válida para qualquer um dos restantes domínios.

1.1.4Ciclista: Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que tem a intenção de participar nos treinos interativos divulgados no sítio da internet.

1.1.5Colaborador: Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que fornece mapas e rotas detalhadas de possíveis treinos cronometrados dos ciclistas.

1.1.6Gestor de distrito : Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que fornece mapas e rotas detalhadas de possíveis treinos cronometrados dos ciclistas, gere os colabores de distrito e recebe uma percentagem sobre os eventos realizados no distrito onde este(a) é gestor(a). Tem como acrónimo DM que corresponde à expressão inglesa District Manager.

1.1.7Gestor de País: Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que fornece mapas e rotas detalhadas de possíveis treinos cronometrados dos ciclistas, gere os colaboradores de distrito e gestores de distrito. Recebe uma percentagem sobre os eventos realizados em todo o País onde este(a) é gestor(a). Tem como acrónimo CM que corresponde à expressão inglesa Country Manager.

1.1.8Pré-registados: Possíveis interessados na participação em determinado evento.

1.1.9Área pessoal: área online de acesso restrito e exclusivo do Utilizador, ciclista e/ou colaborador.

1.1.10Evento: Localização espacial de um percurso. Um evento tem a duração de 1 (um) mês.

1.1.11Peso da bicicleta: o peso é uma grandeza vectorial e varia de acordo com gravidade local. Quando descrito no texto, pretende-se associar ao conceito de massa.

1.1.12Cartão-jogador: cartão jogador, saldo em carteira, carteira, saldo, quando usado no sítio da competecomigo ou aplicação móvel com o mesmo nome pretende significar o montante em unidades de € (EURO) que o Utilizador-Ciclista, colaborador, gestor de distrito ou gestor de País apresenta na sua conta.

1.2 Países e respectivas zonas administrativas à data de 1 de maio de 2019:

1.2.1Portugal (Aveiro-AVR, Beja-BEJ, Braga-BRG, Bragança-BRA, Castelo Branco-CBR, Coimbra-CBR, Évora-EVR, Faro-FAR, Guarda-GRD, Leiria-LRA, Lisboa-LSB, Portalegre-PRG, Porto-PRT, Santarém-STR, Setúbal-STB, Viana do Castelo-VCA, Viseu-VIS, Vila Real-VRA e as regiões autónomas dos Açores-AÇR e da Madeira-MDA).

1.2.2Estados Unidos da América (Alabama-AL, Alaska-AK, Arizona-AZ, Arkansas-AR, California-CA, Colorado-CO, Connecticut-CT, Delaware-DE, Florida-FL, Georgia-GA, Hawaii-H, Idaho-ID, Illinois-IL, Indiana-IN, Iowa-IA, Kansas-KS, Kentucky-KY, Louisiana-LA, Maine-ME, Maryland-MD, Massachussetts-MA, Michigan-MI, Minnesota-MN, Mississippi-MI, Missouri-MO, Montana-MT, Nebraska-NE, Nevada-NV, New Hampsphire-NH, New Jersey-NJ, New Mexico-NM, New York-NY, North Carolina-NC, North Dakota-ND, Ohio-OH, Oklahoma-OK, Oregon-OR, Pennsylvania-PA, Rhode Island-RI, South Carolina-SC, South Dakota-SD, Tennessee-TN, Texas-TX, Utah-UT, Vermont-VT, Virginia-VA, Washington-WA, West Virginia-WV, Wisconsin-WI, Wyoming-WY).

1.2.3Espanha (Andaluzia-ADZ, Aragão-ARG, Astúrias-AST, Baleares-BLA, País Basco-PVS, Ilhas Canárias-ICN, Cantábria-CTB, Catalunha-CTL, Castela-Mancha-CMH, Castela e Leão-CEL,Estremadura-EST, Galiza-GLZ, La Rioja-LRJ, Comunidade Autónoma de Madrid-MAM, Região de Murcia-MRC, Navarra-NVR, Comunidade Valenciana-CVN).

2. Regras gerais de Utilização:

2.1A competecomigo oferece o serviço de partilha de tempos cronometrados entre os ciclistas aderentes. Este serviço estende-se a todo o território nacional de Portugal e do Estrangeiro e é composto por vários eventos que decorrem simultaneamente.

2.2O serviço oferecido sumariado no ponto anterior encontra-se acessível através do sítio da internet www.competecomigo.com e da aplicação com o mesmo nome.

2.2.1Os eventos, cuja definição se encontra em 1.1.10, realizam-se ao longo de 1 (um) mês em cada região administrativa dos Países definidos no ponto 1.2.

2.3 Os Termos e condições supra e infra citados regulam a utilização do sítio da internet www.competecomigo.com assim como os serviços utilizados. Constitui-se assim um acordo entre o Utilizador das plataformas electrónicas e digitais com a competecomigo.

2.4O sítio da internet www.competecomigo.com assim como a aplicação com o mesmo nome constituem a plataforma digital de inscrição do Utilizador e da sua bicicleta.

2.5A plataforma supra referida no ponto anterior 2.4, conteúdos, aparência, estética e aspecto gráfico e visual são alvo de direitos de Propriedade Intelectual da competecomigo. É expressamente proibida a reprodução, transmissão, modificação e alteração ou supressão de qualquer informação ou conteúdo sem a prévia autorização escrita da mesma.

2.6Os Termos e condições descritos no documento actual não regulam ou geram de forma alguma a relação jurídica entre a competecomigo e os ciclistas Utilizadores do serviço sumariado em 2.1. Os serviços fornecidos pela plataforma digital do sítio de internet www.competecomigo.com e aplicação móvel têm apenas que ver com a disponibilização e partilha dos tempos cronometrados em percursos pré-definidos e livres dos ciclistas, partilhando estes, desta forma, os seus treinos.

2.6.1 Dado o exposto, a competecomigo não se responsabiliza por qualquer avaria, sinistro material e físico envolvendo as partes deste acordo Termos e condições, violações ao código da estrada dos Utilizadores-ciclistas e colaboradores, furto, roubo ou assalto ao Utilizador-ciclista ou sua bicicleta ou colaborador durante a duração do evento.

2.6.2 Cumulativamente, a competecomigo não se responsabiliza pelo efeito das condições climatéricas ou temporais como é o caso da prática do ciclismo (de dia ou de noite) no tempo cronometrado dos Utilizadores, condições particulares da bicicleta tais como o furo de um pneu ou outra situação decorrente do uso da bicicleta durante o evento. A responsabilidade de uma execução correcta da prática do ciclismo é exclusiva dos próprios Utilizadores.

2.6.3 A competecomigo não se responsabiliza pelas condições do dispositivo móvel usado para usufruto dos serviços prestados.

2.6.3.1 As condições da rede móvel são alheias à competecomigo pelo que é da responsabilidade dos utilizadores garantir o bom funcionamento do seu dispositivo móvel. A qualidade da ligação depende única e exclusivamente do fornecedor de serviço de internet dos utilizadores.

2.7Os Utilizadores deverão ter pelo menos 16 anos e dispor de capacidade legal de condução de uma bicicleta. Os Utilizadores que pretendam participar e concorrer aos vários eventos deverão ter a sua situação regularizada com as Finanças e Segurança Social por forma a poder receber os prémios. A competecomigo não se responsabiliza por qualquer violação do sistema legal em vigor por parte dos Utilizadores, especificamente quanto às responsabilidades civis de pagamento de Impostos e contribuições para a Segurança Social.

2.8Os serviços disponibilizados na plataforma www.competecomigo.com e aplicação móvel são disponibilizados apenas aos Utilizadores registados.

2.9O registo na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel com o mesmo nome é gratuito.

2.10Caso o Utilizador registado forneça informações falsas, a competecomigo, pode, imediatamente, sem necessidade de indemnizar o Utilizador, suspender ou cessar completamente o acesso à plataforma digital www.competecomigo.com ou aplicação móvel. A situação de infracção mínima será punida com a anulação de determinado evento para o Utilizador infractor e consecutiva exclusão do registo de tempos comparativos nesse evento. O Utilizador fica então excluído da possibilidade de auferir qualquer prémio relativo ao evento em causa perdendo a totalidade do valor pago.

2.11O Utilizador registado compromete-se a manter actualizados os seus dados pessoais e da bicicleta transmitidos na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel. A devolução ao Utilizador-ciclista da totalidade ou parcialidade do valor em carteira é efetuada apenas após a regularização dos dados do Utilizador na plataforma da competecomigo.

2.12A competecomigo reserva-se no direito de aceitar ou recusar, sem qualquer justificação, qualquer inscrição na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel, limitar ou mesmo impedir um Utilizador de utilizador a supra mencionada plataforma, caso este não aceite os Termos e condições expostos e descritos exaustivamente neste documento.

2.13A competecomigo não se responsabiliza pela veracidade e exactidão dos dados facultados pelo membro registado.

3. Modos de evento:

3.1Modo de Percurso: supera-te e vence os teus rivais com o melhor tempo por distrito. Trepas na classificação se concorreres com uma bike mais pesada que a concorrência!

3.1.1O que é o Modo Percurso? Consiste na partilha de tempos cronometrados de um percurso mensal pré-determinado pela competecomigo.

3.1.2Quem pode enviar um percurso? São elaborados pela competecomigo, colaborador, gestor de distrito ou gestor de País.

3.1.3Qual o custo de participação? Os percursos terão distâncias variáveis entre os 4 km e os 49 km com custos de participação definidos no início de cada mês e nunca alterados durante esse mês. O Utilizador pode participar durante o mês no maior número de vezes em determinado evento por forma a maximizar as sua possibilidades de vitória já que a quantia a pagar é a mesma caso este participe apenas uma vez ou decida participar todos os dias do mês.

3.1.3 Como sou descontado em carteira? O abatimento do seu valor em carteira é efetuado após o Utilizador tirar a primeira foto na aplicação móvel da competecomigo.

3.1.4Mas quem ganha? Contará para efeitos de classificação final o seu melhor tempo mas ficarão registados na sua área pessoal todos os tempos para esse evento e para os outros eventos em que o Utilizador tenha participado. O Utilizador terá acesso ao percurso a partir do sítio da internet da competecomigo onde será previamente anunciado o # km, perfil do percurso, custo para o Utilizador e onde serão ilustradas algumas imagens do percurso. A informação precedente constará na área do sítio da internet dedicada a cada região administrativa. É então exposta a tabela de classificação em tempo real. Nessa tabela constarão os dados relativos ao Utilizador com as respectivas fotografias da prova. Será ainda exposto nessa área, no dia 1 de cada mês, o resultado final do evento Modo de percurso. Neste modo vencerá quem percorrer o percurso em menor tempo.

3.1.5E os prémios, como funcionam? Haverão prémios monetários até ao 6º classificado da prova. O evento, por distrito, será contabilizado se e só se houverem pelo menos 20 (vinte) participações , isto é, apenas serão atribuídos os prémios monetários caso 20 ou mais Utilizadores tenham percorrido o trajeto de forma válida. Caso contrário, o valor debitado pela participação será creditado na conta competecomigo do Utilizador.

3.1.6Validação do percurso de um Utilizador na realização do modo percurso: Para ser validado, o percurso terá de respeitar a regra das fotografias. Deverão ser tiradas 3 (três) fotografias.

3.1.6.1A primeira fotografia iniciará o cronometro na aplicação móvel competecomigo.

3.1.6.2 A segunda fotografia deverá ser tirada entre o fim da primeira metade do percurso e até 75% da totalidade do mesmo. Por forma a que a fotografia seja considerada válida, esta terá de ser efetuada a uma distância não superior a 50 metros do marcador representado na aplicação móvel.

3.1.6.3 A terceira fotografia deverá ser tirada imediatamente após ter terminado a prova.

3.1.6.4 Nota: A combinação das fotografias com a geo-referenciação do percurso dos vários Utilizadores constituirão os meios de prova para validação ou eventual eliminação do Utilizador. Caso este seja eliminado, o Utilizador não tem direito a qualquer indemnização.

3.1.6.5Fotografias: A informação obrigatória que deverá constar nas fotografias é que estas deverão possibilitar a identificação da bicicleta, Utilizador e local onde foram tiradas. Sugere-se que o Utilizador se incline no volante da bicicleta e tire uma fotografia. Desta forma os três elementos enunciados deverão estar presentes.

3.2Modo livre Nacional: quando, onde e como quiseres. Vence quem fizer mais km durante um mês no teu País. Não precisas de grande bike nem de ser profissional. Só necessitas de força de vontade!.

3.2.1O que é o Modo livre Nacional: Consiste na partilha da soma do número de km efetuados por cada Utilizador ao longo de um mês no seu País de registo.

3.2.2Qual o custo de participação? O custo de participação é definido no início de cada mês e nunca alterado durante esse mês. Tal como no modo de percurso, o Utilizador pode (e deve) participar durante todo o mês por forma a que a soma do seu número de km efetuados seja a maior possível.

3.2.3 Como é descontado o valor no meu cartão-jogador? O abatimento do seu valor em carteira é efetuado após tirar a primeira foto no Modo Livre Nacional na aplicação móvel da competecomigo. O evento do Modo livre Nacional, tal como o evento do Modo percurso, será contabilizado se e só se houverem pelo menos 20 (vinte) participações , isto é, apenas serão atribuídos os prémios monetários caso 20 ou mais Utilizadores tenham percorrido o trajeto de forma válida. Caso contrário, o valor debitado pela participação será reposto na conta do Utilizador.

3.2.4Mas quem ganha? Contará para efeitos de classificação final a distância total percorrida no País (soma das distâncias percorridas durante o mês em em que se realiza o Evento). O Utilizador terá acesso ao percurso realizado por este a partir do sítio da internet da competecomigo. A informação precedente constará na área do sítio da internet dedicada ao Modo Livre Nacional. É então exposta a tabela de classificação em tempo real. Nessa tabela constarão os dados relativos ao Utilizador com as respectivas fotografias da prova. Será ainda exposto nessa área, no dia 1 de cada mês, o resultado final do evento Modo Livre Nacional. Neste modo vencerá quem percorrer a maior distância somada ao longo de todo o mês.

3.2.5E os prémios, como funcionam? Haverão prémios monetários (findo o período de experimentação) até ao 6º classificado da prova. O evento será contabilizado se e só se houverem pelo menos 20 (vinte) participações , isto é, apenas serão atribuídos os prémios monetários caso 20 ou mais Utilizadores tenham pedalado trajetos livremente de forma válida. Se o número clausulus foi inferior a 20 participantes o valor debitado pela participação será creditado na conta competecomigo do Utilizador.

3.2.6Validação do percurso de um Utilizador na realização do modo livre Nacional: Necessidade de serem tiradas 3 (três) fotografias ao longo do percurso.

3.2.6.1A primeira fotografia inicia o contador e a acumulação de distância percorrida na aplicação móvel da competecomigo.

3.2.6.2A segunda foto poderá ser tirada a qualquer momento.

3.2.6.3A terceira foto terminará o contador de tempo e de distância.

3.2.6.4 A informação obrigatória que deverá constar nas fotografias é que estas deverão possibilitar a identificação da bicicleta, Utilizador e local onde foram tiradas. Tal como no ponto 3.1.6.5 sugere-se que o Utilizador se incline no volante da bicicleta e tire uma fotografia. Desta forma os três elementos enunciados deverão estar presentes.

3.3Modo livre Internacional: quando, onde e como quiseres. Vence quem fizer mais km durante um mês em todo o Mundo. Não precisas de grande bike nem de ser profissional. Só necessitas de força de vontade!.

3.3.1O que é o Modo livre Nacional: Consiste na partilha da soma do número de km efetuados por cada Utilizador ao longo de um mês no seu País de registo.

3.3.2Qual o custo de participação? O custo de participação é definido no início de cada mês e nunca alterado durante esse mês. Tal como no modo de percurso, o Utilizador pode (e deve) participar durante todo o mês por forma a que a soma do seu número de km efetuados seja a maior possível.

3.3.3 Como é descontado o valor no meu cartão-jogador? O abatimento do seu valor em carteira é efetuado após tirar a primeira foto no Modo Livre Nacional na aplicação móvel da competecomigo. O evento do Modo livre Internacional, tal como o evento do Livre Nacional, será contabilizado se e só se houverem pelo menos 20 (vinte) participações , isto é, apenas serão atribuídos os prémios monetários caso 20 ou mais Utilizadores tenham percorrido o trajeto de forma válida. Caso contrário, o valor debitado pela participação reverte para a conta do Utilizador.

3.3.4Mas quem ganha? Contará para efeitos de classificação final a distância total percorrida (soma das distâncias percorridas durante o mês em em que se realiza o Evento). O Utilizador terá acesso ao percurso realizado por este a partir do sítio da internet da competecomigo. A informação precedente constará na área do sítio da internet dedicada ao Modo Livre Internacional. É então exposta a tabela de classificação em tempo real. Nessa tabela constarão os dados relativos ao Utilizador com as respectivas fotografias da prova. Será ainda exposto nessa área, no dia 1 de cada mês, o resultado final do evento Modo Livre Internacional. Neste modo vencerá quem percorrer a maior distância somada ao longo de todo o mês e compará-la com a de todos os Utilizadores espalhados pelo Mundo!.

3.3.5E os prémios, como funcionam? Haverão prémios monetários até ao 6º classificado da prova. O evento será contabilizado se e só se houverem pelo menos 20 (vinte) participações , isto é, apenas serão atribuídos os prémios monetários caso 20 ou mais Utilizadores tenham pedalado trajetos livremente de forma válida. Se o número clausulus foi inferior a 20 participantes o valor debitado pela participação será revertido na conta competecomigo do Utilizador.

3.3.6Validação do percurso de um Utilizador na realização do modo livre Internacional: Necessidade de serem tiradas 3 (três) fotografias ao longo do percurso.

3.3.6.1A primeira fotografia inicia o contador e a acumulação de distância percorrida na aplicação móvel da competecomigo.

3.3.6.2A segunda foto poderá ser tirada a qualquer momento.

3.3.6.3A terceira foto terminará o contador de tempo e de distância.

3.3.6.4 A informação obrigatória que deverá constar nas fotografias é que estas deverão possibilitar a identificação da bicicleta, Utilizador e local onde foram tiradas. Tal como no ponto 3.1.6.5 sugere-se que o Utilizador se incline no volante da bicicleta e tire uma fotografia. Desta forma os três elementos enunciados deverão estar presentes.

4. Registo de Utilizador e respectivas bicicletas

4.1Obrigações do Utilizador-ciclista:

4.1.1Aceitar os presentes Termos e condições.

4.1.2Os dados requeridos pela competecomigo na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel deverão ser verdadeiros e actualizados. Nomeadamente:

4.1.2.1Nome completo.

4.1.2.2Fotografia: apesar de opcional, é altamente recomendável que se envie uma fotografia actual do Utilizador.

4.1.2.3Username: por forma a proteger a privacidade do Utilizador o nome a incluir na tabela geral de classificações disponível ao Público geral será o seu username e não o nome próprio.

4.1.2.4Password: é a palavra-passe de acesso à área pessoal do utilizador na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel. A palavra-passe de acesso à pessoal do sítio da internet é a mesmo que usada para usar os serviços da aplicação móvel.

4.1.2.5Data de nascimento: no formato DD/MM/AAAA, isto é, Dia/Mês/Ano

4.1.2.6Email: endereço de correio electrónico para comunicações futuras com a competecomigo.

4.1.2.7Distrito: Não é obrigatória a informação da morada completa. Todavia, se o Utilizador registado pretender entrar na comparação de treinos cronometrados habilitando-se para isso aos prémios, terá de fornecer a morada por forma a poder ser enviado o respectivo montante do prémio.

4.1.2.8País: A informação relativa ao País serve para orientar o Utilizador na participação dos eventos do Modo Percurso do País onde o utilizador se registou tendo em conta a possível existência de outros Países com eventos de Modo percurso diferentes.

4.1.2.9Fotos da parte da frente, lateral e traseira da bicicleta. Por forma a poder participar na comparação de tempos cronometrados e distâncias, habilitando-se assim a auferir os respectivos prémios é obrigatório o envio de 3 (três) fotografias da bicicleta. Terá de ser a bicicleta a ser usada no evento.

4.1.2.10Marca da bicicleta.

4.1.2.11Modelo da bicicleta.

4.1.2.12Onde foi comprada a bicicleta.

4.1.2.13Sítio da internet do local onde foi comprada a bicicleta. Estes 4 (quatro) últimos campos destinam-se à confirmação do peso da bicicleta que se posiciona no ponto imediatamente a seguir. Se optares por não indicar o peso da bicicleta (em kg) então será considerado um peso de 9 kg. Esse peso, considerado baixo, fará com o que tempo normalizado desse Utilizador seja superior ao tempo do mesmo Utilizador mas com uma bicicleta de peso superior. Desta forma, o Utilizador que optar por não registar o peso da sua bicicleta será prejudicado, diminuindo, assim, as suas possibilidades de vitória. Todavia, a sua inscrição na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel é válida e não será motivo de inibição ou limitação no uso das mesmas.

4.1.2.14Peso da bicicleta.

4.1.2.15Confirmação de peso da bicicleta.

4.1.3Abster-se de criar vários perfis.

4.1.4Registar apenas uma bicicleta.

5. Figuras de hierarquia na competecomigo

Além do Utilizador-ciclista, a competecomigo desenvolve as seguintes figuras hierárquicas na sua plataforma:

5.1Utilizador-colaborador

5.1.1Direitos e obrigações do Utilizador-colaborador:

5.1.1.1Os pontos 4.1 a 4.1.4 são igualmente válidos para os utilizadores-colaboradores. Um Utilizador-colaborador pode também utilizar a plataforma digital www.competecomigo.com ou a aplicação móvel com o mesmo nome para participar nos vários eventos com os mesmos direitos e obrigações expostos nestes Termos e condições que para um Utilizador-ciclista.

5.1.1.2Todos os participantes registados podem ser Utilizadores-ciclistas, Utilizadores-colaboradores ou ambos.

As funções dos Utilizadores-colaboradores dividem-se em 4 (quatro) grandes áreas (5.1.1.3-6):

5.1.1.3Envio de um percurso a realizar em determinada região administrativa. No envio terá que constar um ficheiro *.gpx (trajecto para ser aberto em aplicação de Google Earth/MAPS ou sistema de GPS), pelo menos 4 (quatro) fotografias tiradas em pontos diferentes do percurso e, se possível, a partilha através de algum serviço idêntico ao Dropbox de um ficheiro de vídeo. Alternativamente, a divulgação à competecomigo através de um canal do Youtube.

5.1.1.4Escolha de 2 (dois) a 5 (cinco) dias para fazer a verificação no terreno do ponto de partida e chegada dos Utilizadores-ciclistas. Cada uma das verificações no terreno deverá durar entre 2 (duas) a 4 (quatro) horas. Entende-se por verificação o acto de comparação das fotografias da bicicleta do respectivo Utilizador com a bicicleta apresentada pelo mesmo para a realização do evento. Aconselha-se o uso de uma camisola com o logótipo da competecomigo por forma a identificar-se como fazendo parte dos Utilizadores-colaboradores. É expressamente proibido por em risco segurança dos Utilizadores-ciclistas e por isso a fiscalização deverá ser no início do evento ou posterior à linha de chegada. A competecomigo, não se responsabiliza por qualquer acidente ou situação que viole o código da estrada que decorra da interação entre os Utilizadores ciclista e colaborador.

5.1.1.5Atribui-se o nome de Utilizador-colaborador a qualquer Utilizador que envie um percurso para ser realizado em Modo de Percurso durante o mês seguinte ao envio.

5.1.1.6Divulgação da competecomigo: A competecomigo aceita estabelecimento de ligações económicas a colaboradores que se disponibilizem a divulgar a empresa por via de publicidade estática ou dinâmica. Tendo por base uma relação de confiança com os intervenientes, a competecomigo pagará 10 € por hora até a um máximo de 100 € por mês para publicidade estática. Para tal, o colaborador compromete-se a filmar o período da divulgação sendo necessária a condição de movimento exterior à exposição. São elegíveis apenas os automóveis estacionados em ruas e avenidas movimentadas. A publicidade dinâmica é paga a 15 € por hora, até ao patamar máximo de 150 € num mês. Neste caso, apenas estão elegíveis os automóveis que se encontrem em movimento e em estradas movimentadas. O envio das imagens é feito através de partilha na internet ou envio para a morada oficial da competecomigo. Qualquer outra situação de publicidade não indicada nestes Termos e condições será considerada inválida sem direito a qualquer indemnização ou pagamento do serviço efetuado.

5.1.1.7 Subida na hierarquia da competecomigo: Deve ser referido que de entre os interessados será escolhido um que satisfaça os critérios estratégicos da competecomigo, nomeadamente, no que diz respeito à divulgação personalizada por região administrativa. Esse Utilizador-colaborador será considerado para subir na hierarquia da competecompete, desde que este faça o pedido via website para se tornar Gestor do distrito onde se este se encontra registado.

5.1.2Recebimentos do Utilizador-colaborador: O Utilizador-colaborador recebe a percentagem de 12.5% do total envolvido no percurso que este enviou no caso da região administrativa em causa não ter um Gestor de distrito. Caso contrário, recebe 10% do mesmo total envolvido nesse percurso. Estas percentagens são definidas no início de cada mês não podendo ser alteradas ao longo do mês em que vigoram.

5.2Gestor de distrito:

5.2.1Direitos e obrigações de um Gestor de distrito:

5.2.1.1Os pontos 4.1 a 4.1.4 são igualmente válidos para os Gestores de distrito. Um Gestor de distrito pode também utilizar a plataforma digital www.competecomigo.com ou a aplicação móvel com o mesmo nome para participar nos vários eventos com os mesmos direitos e obrigações expostos nestes Termos e condições que para um Utilizador-ciclista ou Utilizador-colaborador.

5.2.1.2Apenas puderá haver um Gestor de distrito por cada região administrativa de determinado País.

5.2.1.3O perído que vincula o DM às suas funções é de 3 (três) meses sendo que pode a competecomigo dispensar as suas funções após terminar esse período temporal. O DM tem o direito de pedir renovação por períodos de 3 (três) meses. Após terminar esse período, o estatuto de Gestor de distrito fica livre para poder ser ocupado por qualquer Utilizador-colaborador que esteja interessado e respeito as regras descritas no ponto anterior (5.1 e derivados).

As funções dos Gestores de distrito dividem-se em 4 (quatro) grandes áreas (5.2.1.4-7):

5.2.1.4Envio de um percurso a realizar no distrito onde o DM é gestor(a). No envio terá que constar um ficheiro *.gpx (trajecto para ser aberto em aplicação de Google Earth/MAPS ou sistema de GPS), pelo menos 4 (quatro) fotografias tiradas em pontos diferentes do percurso e, se possível, a partilha através de algum serviço idêntico ao Dropbox de um ficheiro de vídeo. Alternativamente, a divulgação à competecomigo através de um canal do Youtube.

5.2.1.5Divulgação da competecomigo: A competecomigo aceita estabelecimento de ligações económicas a Gestores de distrito que se disponibilizem a divulgar a empresa por via de publicidade estática ou dinâmica. Tendo por base uma relação de confiança com os intervenientes, a competecomigo pagará 10 € por hora até a um máximo de 100 € por mês para publicidade estática. Para tal, o Gestor de distrito compromete-se a filmar o período da divulgação sendo necessária a condição de movimento exterior à exposição. São elegíveis apenas os automóveis estacionados em ruas e avenidas movimentadas. A publicidade dinâmica é paga a 15 € por hora, até ao patamar máximo de 150 € num mês. Neste caso, apenas estão elegíveis os automóveis que se encontrem em movimento e em estradas movimentadas. O envio das imagens é feito através de partilha na internet ou envio para a morada oficial da competecomigo. Qualquer outra situação de publicidade não indicada nestes Termos e condições será considerada inválida sem direito a qualquer indemnização ou pagamento do serviço efetuado.

5.2.1.6Chamar Utilizadores para participarem nos eventos de região administrativa onde este(a) seja DM onde não se incluem os Modos Livre Nacional e Internacional. Após aceite pela administação da competecomigo, a figura hierárquica DM tem 3 (três) meses "para mostrar o que vale". De facto, tendo uma percentagem do total envolvido na região administrativa definida no ponto 5.2.2, quantos mais Utilizadores percorrerem qualquer evento do distrito onde este é DM, mais ganha.

5.2.1.7Todas as ações desde a criação de páginas no facebook, twitter, descrição de eventos no instagram, inclusão em foruns de publicidade à competecomigo serão fortemente reconhecidos pela administração e possibiltarão ao CM passar para o nível superior de hierarquia (Gestor de País, CM).

5.2.1.8 Subida na hierarquia da competecomigo: Deve ser referido que desde que o DM satisfaça os critérios estratégicos da competecomigo, nomeadamente, no que diz respeito à divulgação personalizada por região administrativa, esse DM será considerado para subir na hierarquia da competecomigo. Para isso, deverá fazer o pedido via website para se tornar Gestor de País (CM) onde se este se encontra registado.

5.2.2 Recebimentos do Gestor de distrito: O Gestor de distrito (DM) recebe uma percentagem variável entre os 7.5% e os 10% do total envolvido no distrito onde este é DM. Estas percentagens são definidas no início de cada mês não podendo ser alteradas ao longo do mês em que vigoram. Variam do seguinte modo:

5.2.2.1 No caso de percursos enviados pela administração da competecomigo ou do Gestor de distrito para a competecomigo via email, isto é, o percurso não ter sido enviado por um Utilizador-colaborador e existir um CM diferente do da administração, então o DM recebe 7.5% do total envolvido na região administrativa.

5.2.2.2 Na mesma situação descrita em 5.2.2.1 mas agora não existir um Gestor de País diferente do da administração da competecomigo, então o DM recebe 10% do total envolvido nessa região administrativa.

5.2.2.3 No caso do percurso ter sido enviado por um Utilizador-colaborador, o DM recebe 7.5 % do total envolvido nesse percurso.

5.3Gestor de País:

5.3.1Direitos e obrigações de um Gestor de País:

5.3.1.1Os pontos 4.1 a 4.1.4 são igualmente válidos para os Gestores de País. Um Gestor de País pode também utilizar a plataforma digital www.competecomigo.com ou a aplicação móvel com o mesmo nome para participar nos vários eventos com os mesmos direitos e obrigações expostos nestes Termos e condições que para um Utilizador-ciclista ou Utilizador-colaborador.

5.3.1.2Apenas puderá haver um Gestor de País por cada País.

5.3.1.3O perído que vincula o CM às suas funções é de 3 (três) meses sendo que pode a competecomigo dispensar as suas funções após terminar esse período temporal. O CM tem o direito de pedir renovação por períodos de 3 (três) meses. Após terminar esse período, o estatuto de Gestor de País fica livre para poder ser ocupado por qualquer Gestor de distrito que esteja interessado e respeito as regras descritas no ponto anterior (5.2 e derivados).

As funções dos Gestores de País dividem-se em 4 (quatro) grandes áreas (5.3.1.4-7):

5.3.1.4Envio de um percurso a realizar em todas as regiões administrativas onde o CM é gestor(a). No envio terá que constar um ficheiro *.gpx (trajecto para ser aberto em aplicação de Google Earth/MAPS ou sistema de GPS), pelo menos 20 (vinte) fotografias tiradas em pontos diferentes do percurso e, se possível, a partilha através de algum serviço idêntico ao Dropbox de um ficheiro de vídeo. Alternativamente, a divulgação à competecomigo através de um canal do Youtube.

5.3.1.5Divulgação da competecomigo: A competecomigo aceita estabelecimento de ligações económicas a Gestores de País que se disponibilizem a divulgar a empresa por via de publicidade estática ou dinâmica. Tendo por base uma relação de confiança com os intervenientes, a competecomigo pagará 20 € por hora até a um máximo de 200 € por mês para publicidade estática. Para tal, o Gestor de País compromete-se a filmar o período da divulgação sendo necessária a condição de movimento exterior à exposição. São elegíveis apenas os automóveis estacionados em ruas e avenidas movimentadas. A publicidade dinâmica é paga a 30 € por hora, até ao patamar máximo de 300 € num mês. Neste caso, apenas estão elegíveis os automóveis que se encontrem em movimento e em estradas movimentadas. O envio das imagens é feito através de partilha na internet ou envio para a morada oficial da competecomigo. Qualquer outra situação de publicidade não indicada nestes Termos e condições será considerada inválida sem direito a qualquer indemnização ou pagamento do serviço efetuado.

5.3.1.6Chamar Utilizadores para participarem nos eventos do País onde se inclui o Modo Livre Nacional onde este(a) seja CM mas não o Modo livre Internacional. Após aceite pela administação da competecomigo, a figura hierárquica CM tem 3 (três) meses "para mostrar o que vale". De facto, tendo uma percentagem do total envolvido na região administrativa definida no ponto 5.3.2, quantos mais Utilizadores percorrerem qualquer evento do distrito onde este é DM e no Modo Livre Nacional onde geridos por este Gestor de País, mais ganha.

5.3.1.7Todas as ações desde a criação de páginas no facebook, manutenção da página oficial de facebook da empresa, criação de ads no facebook, twitter, descrição de eventos no instagram, inclusão em foruns de publicidade à competecomigo, discussão com a administração de novas ideias, novas campanhas mesmo novos jogos, mas também a possibilidade de alterar o sítio da internet conforme expetactivas legítimas do Gestor de País e de criar um bloco único para este gerir com o seu próprio subdomínio serão fortemente reconhecidos pela administração da competecomigo.

5.3.1.8 Não está previsto qualquer cargo hierárquico superior ao do Gestor de País. Todavia, serão discutidos caso a caso com os Gestores de País exceções, garantias, novas inclusões, novos direitos e permanência efetiva na empresa.

5.3.2 Recebimentos do Gestor de País: O Gestor de País (CM) recebe uma percentagem variável entre os 5% e os 12.5% do total envolvido em todo o País onde este é CM. Estas percentagens são definidas no início de cada mês não podendo ser alteradas ao longo do mês em que vigoram. Variam do seguinte modo:

5.3.2.1 No caso de percursos enviados pela administração da competecomigo ou do Gestor de distrito para a competecomigo via email, isto é, o percurso não ter sido enviado por um Utilizador-colaborador e existir um CM diferente do da administração, então este CM recebe 12.5% do total envolvido no País onde este é Gestor de País nos eventos de Modo de Percurso e Livre Nacional.

5.3.2.2 No caso do percurso ter sido enviado por um Utilizador-colaborador, o CM recebe 5 % do total envolvido no País onde este é Gestor de País nos eventos de Modo de Percurso e Livre Nacional.

6. Tempo real vs. Tempo normalizado.

Pretende-se com esta secção encontrar a melhor forma (mais justa) de comparar os tempos dos treinos cronometrados dos vários Utilizadores. Naturalmente seria muito injusto se a comparação fosse feita sem usar como variável o peso das diversas bicicletas. Vários estudos indicam que por cada 1 (um) kg retirado da bicicleta, o ciclista ganha 3 (três) minutos por cada km de subida. A forma encontrada, apesar de simples, pretende assim, comparar os tempos obtidos pelos diversos Utilizadores usando não o tempo real (tr), isto é o tempo medido, mas sim um tempo que é normalizado com os pesos da bicicleta mais pesada e do respectivo Utilizador (tnorm). Isto é, tnorm,i=tr,i*Mmax/Mi, em que Mmax corresponde ao maior peso da bicicleta que participou em determinado evento, e Mi corresponde ao peso da bicicleta do Utilizador i. Demonstra-se a seguir a viabilidade dessa expressão:

6.1Sejam F, Fa, P, e RN na figura de plano inclinado representada em baixo os vectores da força exterior, força de atrito, peso e reacção normal do bloco sobre o plano.

Figura 1: Plano inclinado onde se aplica uma força exterior (F) ao bloco de massa M (que representa a bicicleta). Contabiliza-se a força de atrito (Fa), o peso do corpo (P) e a reacção normal do corpo de massa M sobre o plano inclinado. Mostra-se igualmente o sistema de eixos usados por forma a ilustrar a direcção de movimento.

No eixo dos yy, verifica-se que a componente de peso iguala a reacção normal pois, de acordo com o sistema de eixos apresentado, não existe movimento nessa direcção. Para o eixo dos xx, tem-se vectorialmente, de acordo com a 2ª Lei de Movimento de Newton,

  • F+Fa+P=M*a(1)

Escalarmente, fica:

  • F-Fa-Px=M*a(2)

Fa pode ser calculada a partir da expressão µ * Rn em que µ é o coeficiente de atrito estático (ou dinâmico). A componente y do peso iguala a reacção normal pois não existe movimento nesta direcção e mais nenhuma força atua ao longo desta direcção, logo Rn≡Py=M*g*cos (α). M*g é a definição de peso de um corpo. Em regra, o coeficiente de atrito dinâmico é menor do que o coeficiente de atrito estático e estes dependem do material onde a massa encontra-se apoiado e de todas as características microscópicas que possam afectar o movimento do corpo. Px é a componente do eixo dos xx do peso, isto é, M*g* sin (α) em que α é o ângulo o plano horizontal e a direcção de movimento. Assim, a Eq. (2) transforma-se em:

  • F-µ*M*g*cos(α)-M*g*sin(α)=M*a(3)

Simplificando,

  • F=M*[a+g*(µ*cos(α)+sin(α)](4)

Transformando µ*cos(α)-sin(α) em b,

  • F=M*[a+g*b](5)

Por forma a compararem-se os tempos (a partir da aceleração expressa na Eq. anterior) para as mesmas forças obtém-se:

  • MA*[aA+g*b] <=> MB*[aB+g*b](6)

Apesar de matematicamente o termo g*b não poder ser eliminado este contribui da mesma forma em ambos os lados da Eq. anterior. Assim, no limite, se g*b tendesse para zero, obter-se-ia uma relação simples entre as massas de dois corpos (duas bicicletas) e a aceleração das mesmas (Eq. 7).

  • MA*aA <=> MB*aB(7)

Observa-se imediatamente a partir da Eq. 7 que, quanto maior for a massa de uma bicicleta menor será a sua aceleração se a força aplicada for a mesma. Logo, se a massa da bicicleta A for o dobro da massa da bicicleta B, a aceleração da bicicleta A terá de ser forçosamente metade da aceleração da bicicleta B para que a relação expressa na Eq. 7 seja válida. Assumindo uma diminuição constante da velocidade, como a aceleração média nessa situação é dada pela razão entre as variações da velocidade e tempo final e inicial, então a Eq. 7 transforma-se em:

  • MA*(vA,f-vA,i)/(tA,f-tA,f) <=> MB*(vB,f-vB,i)/(tB,f-tB,f)(8)

em que VA(B)i,f e tA(B)i,f são as velocidades de A e B iniciais e finais, respectivamente.

Se a diferença de velocidades das bicicletas A e B for a mesma, então, o tempo de A terá de ser forçosamente o dobro do tempo de B para a igualdade da Eq. 8 se manter válida. Desta forma, se A representar a bicicleta mais pesada e B for a bicicleta de um outro ciclista, o tempo que o ciclista de A demora a subir uma rampa de inclinação α será o dobro do tempo que o ciclista B demora o fazer o mesmo percurso. Desprezando o atrito e outras forças exteriores ao sistema ciclista+plano inclinado como é o caso da força do vento, esta conclusão é igualmente válida na descida de planos inclinados e mesmo em linha reta.

Contabilize-se agora o termo “g*b” desprezado em cima: voltando à Eq. 4 e transformando a aceleração (a) em Δv/Δt em que Δv e Δt são a variação de velocidade e tempo e resolvendo em ordem a t (assumindo que o tempo inicial é nulo), resulta em:

  • t=Δv/(F/M - g*(sin(α) + µ*cos(α))) (9 a)

para subir e:

  • t=Δv/(F/M - g*(µ*cos(α)- sin(α))) (9 b)

na descida. Considere-se agora um percurso genérico que se encontra representado na figura 2 a). Este percurso foi construído recorrendo a incrementos aleatórios na posição e elevação de pontos consecutivos usando uma distribuição normal.

Figura 2: a) Elevação em função da distância percorrida. Trata-se de um percurso simulado usando as funções de criação de números aleatórios com um distribuição normal. b) Tempo dispendido por cada troço de um evento de ~ 32 km.

Relativamente aos dados de entrada das Eqs. 9 comparam-se os tempos totais para bicicletas com as massas 9 kg, 12 kg, 15 kg e 18 kg. Além disso, usa-se o valor menor entre os coeficientes de atrito estático (est.) e dinâmico (din.) da borracha sobre o asfalto, µest.=0.85 e µcin.=0.67. O motivo prende-se com o facto de se considerar que o tempo total em modo de arranque é muito inferior ao tempo total em modo de movimento, uma força aplicada de 1000 N, uma velocidade de circulação de 30 km/h, isto é, 8.3(3) m/s e g=9.81 m/s2.

Na figura 2 b) mostram-se os tempos simulados tendo em conta as Eqs. 9 a) e b) em cada um dos troços representados na figura 2 a). Para se obter estes tempos, determinou-se o ângulo α entre pontos consecutivos nos diversos troços. Obtiveram-se os tempos de 3132.2 segundos, 4247.0 segundos, 5406,0 segundos e 6615.3 segundos para as bicicletas com os pesos de 9 kg, 12 kg, 15 kg e 18 kg, respectivamente. A partir destes tempos dispendidos, verifica-se que esta grandeza é directamente proporcional ao peso da bicicleta. Os quocientes entre a soma dos tempos de todo o percurso da bicicleta mais pesada (18 kg) com os restantes são de 2.112 (para a bicicleta de 9 kg), 1.558 (para a de 12 kg) e 1.224 (para a 15 kg). Por forma a comparar os tempos dos vários Utilizadores-ciclistas em determinado evento a demonstração anterior sugere que se use a razão entre os tempos reais do respectivo Utilizador-ciclista da bicicleta mais pesada. Todavia, desta forma o tempo normalizado de cada Utilizador-ciclista só poderia ser apresentado no fim de cada evento já que existe sempre a possibilidade de haver um novo registo em competecomigo.com ou na aplicação móvel com o mesmo nome durante o decorrer do evento. Desta forma, optou-se pela majoração do peso da bicicleta mais pesada. Usa-se por isso um peso de 22 kg. No caso de haver registado e comprovado um Utilizador-ciclista com uma bicicleta de peso superior a 22 kg serão fornecidas informações relevantes no sítio da internet competecomigo.com.

7. Preço de participação nos eventos e valor dos prémios.

7.1A tabela seguinte mostra os valores de participação nos eventos para o país Portugal (como exemplo) assim como os prémios que os ciclistas vencedores irão auferir.

# km: Tipo de percurso Valor de inscrição (€) 1º (%) 2º (%) 3º (%) 4º (%) 5º (%) 6º (%) Colaborador (%)
<20 Percurso 25 15 11 6 3.5 1.5 0.5 0
20 a 29 Percurso 30 17 9.5 6 3 1.5 0.5 0
30 a 39 Percurso 35 19 8 5.5 3 1.5 0.5 10
40 a 49 Percurso 40 20 7 5 3 2 0.5 10
+ 5 km Percurso + 2.5 € 21 7 4.5 3 1.5 0.5 10
- Livre 30 15 10 7.5 3 1.5 0.5 10
- Internacional 50 15 10 7.5 3 1.5 0.5 10

7.2São efectuadas as seguintes comissões em cada pagamento efectuado:

7.2.1Comissão PayPal: cada País tem uma comissão diferente.

7.2.2Comissão competecomigo: 1 € por cada transação.

7.2.3As transferências da competecomigo para os Utilizadores para pagamento dos prémios, reembolsos ou outras quaisquer situações são suportados pelos Utilizadores.

-->
© Copyright - competecomigo.com 2019