1. Gerais

1.1 Definições

1.1.1 competecomigo, competecomigo.com, “nós”, “nos” ou “nosso” refere-se à entidade que gere online os eventos desportivos descritos no sítio da internet e plataforma com o mesmo nome. A sede situa-se na Avenida Visconde Tojal 118, 2950-602, Palmela, Portugal. competecomigo pertence em toda a sua extensão ao grupo sem fins lucrativos competecomigo.

1.1.2 A competecomigo tenciona desenvolver atividade comercial de acordo com o CAE (Classificação Portuguesa de Atividades Económicas) 93192 designada por outras atividades desportivas. As atividades desportivas compreendem produtores e promotores de acontecimentos desportivos com ou sem instalações; promoção de eventos desportivos; atletas, árbitros, cronometristas e de outros desportistas independentes; estábulos, canis e garagens relacionados com a atividade desportiva; apoio à pesca e caça recreativas e desportivas; e dos guias da montanha. Inclui a gestão de zonas de caça e pesca. Informação disponível no sítio do Instituto Nacional de Estatística.

1.1.3 Plataformas electrónicas e digitais: Sítio de internet www.competecomigo.com e plataforma com o mesmo nome. www.competecomigo.com , www.competecomigo.pt e www.competecomigo.net são igualmente endereços pertencentes à entidade competecomigo. Qualquer referência a www.competecomigo.com é válida para qualquer um dos restantes domínios.

1.1.4Ciclista ou corredor: Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que tem a intenção de participar nos treinos interativos divulgados no sítio da internet.

1.1.5Colaborador: Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que fornece mapas e rotas detalhadas de possíveis treinos cronometrados dos ciclistas.

1.1.6Gestor de distrito : Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que fornece mapas e rotas detalhadas de possíveis treinos cronometrados dos ciclistas, gere os colabores de distrito e recebe uma percentagem sobre os eventos realizados no distrito onde este(a) é gestor(a). Tem como acrónimo DM que corresponde à expressão inglesa District Manager.

1.1.7Gestor de País: Utilizador do sítio de internet competecomigo e/ ou plataforma com o mesmo nome que fornece mapas e rotas detalhadas de possíveis treinos cronometrados dos ciclistas, gere os colaboradores de distrito e gestores de distrito. Recebe uma percentagem sobre os eventos realizados em todo o País onde este(a) é gestor(a). Tem como acrónimo CM que corresponde à expressão inglesa Country Manager.

1.1.8Pré-registados: Possíveis interessados na participação em determinado evento.

1.1.9Área pessoal: área online de acesso restrito e exclusivo do Utilizador, ciclista e/ou colaborador.

1.1.10Evento: Localização espacial de um percurso. Um evento tem a duração de 1 (um) mês.

1.1.11Corrida: Acto de entrada na app, seleção de modo de jogo e envio de primeira fotografia em qualquer evento.

1.1.12Peso da bicicleta: o peso é uma grandeza vectorial e varia de acordo com gravidade local. Quando descrito no texto, pretende-se associar ao conceito de massa.

1.1.13Cartão-jogador: cartão jogador, saldo em carteira, carteira, saldo, quando usado no sítio da competecomigo ou aplicação móvel com o mesmo nome pretende significar o montante em unidades de € (EURO) que o Utilizador-Ciclista, colaborador, gestor de distrito ou gestor de País apresenta na sua conta.

1.1.14Campanha regular: Montante adicional a pagar ao vencedor do modo (jogo) do mês a que diga respeito a campanha ou promoção. Com excepção do número mínimo de participantes que pode ser inferior a 20 (vinte), todos os pontos destes Termos e Condições aplicam-se. As campanhas regulares são anunciadas no sítio da internet e redes sociais da competecomigo no mês anterior e não podem ser alteradas ao longo do mês em que se encontram em vigor.

1.1.15Campanha relâmpago: Montante adicional a pagar ao Utilizador-ciclista ou corredor que cumpra integralmente as intruções indicadas para o dia/período horário a que diga respeito a campanha ou promoção. Tal como na campanhas regulares, com excepção do número mínimo de participantes que pode ser inferior a 20 (vinte), todos os pontos destes Termos e Condições aplicam-se. As campanhas relâmpago são anunciadas no sítio da internet e/ou redes sociais da competecomigo no dia anterior à sua aplicaçao.

1.1.16Falsos utilizadores e bots: Falsos utilizadores são utilizadores pagos pela competecomigo para testar toda a plataforma. bots são entradas virtuais que procuram falhas no sistema e violações dos Termos e Condições.

1.1.17Modo de Percurso: Trata-se de um evento distrital. A participação no evento é efetuada na aplicação selecionando o distrito a que corresponde o evento. É um evento com a duração de 1 (um) mês em que os participantes pedalam o percurso pré-definido de um distrito quando quiserem e quantas vezes quiserem. Vence quem fizer o percurso do distrito no menor tempo.

1.1.17.1Modo de Percurso enviado por Utilizador: Trata-se de um evento distrital. A participação no evento é efetuada na aplicação selecionando o distrito a que corresponde o evento. É um evento com a duração de 1 (um) mês em que os participantes pedalam o percurso pré-definido de um distrito elaborado por um Utilizador quando quiserem e quantas vezes quiserem. Vence quem fizer o percurso do distrito no menor tempo.

1.1.18Modo Livre Nacional: Trata-se de um evento à escala nacional. A participação no evento de um determinado País depende do registo do Utilizador. É um evento com a duração de 1 (um) mês em que os participantes acumulam km pedalando por onde quiserem, quando quiserem e quantas vezes quiserem. Vence quem pedalar mais km durante o período em que decorre o evento.

1.1.19Modo Livre Internacional: Trata-se de um evento internacional. A participação no evento é efetuada na aplicação. É um evento com a duração de 1 (um) mês em que os participantes acumulam km pedalando por onde quiserem, quando quiserem e quantas vezes quiserem. Vence quem pedalar mais km durante o período em que decorre o evento.

1.1.20Modo Mistério: Trata-se de um evento de carácter misto. É um evento com a duração de 1 (um) mês em que o objectivo é resolver um puzzle. Para esse efeito os participantes recebem enigmas, puzzles pariais, adivinhas ou outro qualquer desafio após pedalarem 2 Modos de Percurso, 1 Livre Nacional e 1 Livre Internacional.

1.2 Países e respectivas zonas administrativas à data de 1 de maio de 2021:

1.2.1Portugal (Aveiro-AVR, Beja-BEJ, Braga-BRG, Bragança-BRA, Castelo Branco-CBR, Coimbra-CBR, Évora-EVR, Faro-FAR, Guarda-GRD, Leiria-LRA, Lisboa-LSB, Portalegre-PRG, Porto-PRT, Santarém-STR, Setúbal-STB, Viana do Castelo-VCA, Viseu-VIS, Vila Real-VRA e as regiões autónomas dos Açores-AÇR e da Madeira-MDA).

1.2.2Estados Unidos da América (Alabama-AL, Alaska-AK, Arizona-AZ, Arkansas-AR, California-CA, Colorado-CO, Connecticut-CT, Delaware-DE, Florida-FL, Georgia-GA, Hawaii-H, Idaho-ID, Illinois-IL, Indiana-IN, Iowa-IA, Kansas-KS, Kentucky-KY, Louisiana-LA, Maine-ME, Maryland-MD, Massachussetts-MA, Michigan-MI, Minnesota-MN, Mississippi-MI, Missouri-MO, Montana-MT, Nebraska-NE, Nevada-NV, New Hampsphire-NH, New Jersey-NJ, New Mexico-NM, New York-NY, North Carolina-NC, North Dakota-ND, Ohio-OH, Oklahoma-OK, Oregon-OR, Pennsylvania-PA, Rhode Island-RI, South Carolina-SC, South Dakota-SD, Tennessee-TN, Texas-TX, Utah-UT, Vermont-VT, Virginia-VA, Washington-WA, West Virginia-WV, Wisconsin-WI, Wyoming-WY).

1.2.3Espanha (Andaluzia-ADZ, Aragão-ARG, Astúrias-AST, Baleares-BLA, País Basco-PVS, Ilhas Canárias-ICN, Cantábria-CTB, Catalunha-CTL, Castela-Mancha-CMH, Castela e Leão-CEL,Estremadura-EST, Galiza-GLZ, La Rioja-LRJ, Comunidade Autónoma de Madrid-MAM, Região de Murcia-MRC, Navarra-NVR, Comunidade Valenciana-CVN).

1.3Fundamentais:

1.3.1Antes da primeira participação em qualquer jogo da competecomigo, o Utilizador ciclista ou corredor deve enviar um email para admin@competecomigo.com no início de cada mês informando que concorda com os Termos e Condições descritos neste documento. Apenas as participações realizadas após o envio do email serão consideradas válidas.

1.3.2 Antes de jogar a primeira vez qualquer um dos jogos, o Utilizador ciclista ou corredor deve efetuar o pagamento de participação no evento pretendido (ver tabela). As custas de envio da doação são da responsabilidade do Utilizador. Acresce o valor da taxa de IVA em vigor.

1.3.3Antes de começar o jogo, isto é, antes de tirar a primeira fotografia em determinado jogo, o Utilizador deve enviar uma mensagem via WhatsApp ou SMS para o número oficial da competecomigo informando que irá participar em determinado jogo. Só serão consideradas válidas as participações efetuadas após o envio da mensagem. O motivo é simples: a competecomigo reserva-se no direito de seguir em tempo real a participação do Utilizador, fiscalizando a velocidade instantânea e geo-localização para evitar a prática de fraude.

1.3.4Distribuem-se prémios regulares de acordo com a tabela existente no sítio de internet da competecomigo. Condições para a distribuição dos prémios regulares: mínimo de 20 participantes no jogo a que diga respeito o prémio, respeito integral dos Termos e Condições, cumprimento integral da regra das fotografias, e, no caso dos modos livre nacional e internacional, regra da velocidade média superior a 10 km/h e 3 km/h no ciclismo e jogging, respectivamente.

1.3.5Além dos prémios regulares, a competecomigo promove a participação em jogos específicos com prémios adicionais. Nestes prémios adicionais, e de acordo com critérios internos da empresa, o número mínimo de participações poderá ser inferior a 20.

2. Regras gerais de Utilização:

2.1A competecomigo oferece o serviço de partilha de tempos cronometrados entre os ciclistas aderentes. Este serviço estende-se a todo o território nacional de Portugal e do Estrangeiro e é composto por vários eventos que decorrem simultaneamente.

2.2O serviço oferecido sumariado no ponto anterior encontra-se acessível através do sítio da internet www.competecomigo.com e da aplicação com o mesmo nome.

2.2.1Os eventos, cuja definição se encontra em 1.1.10, realizam-se ao longo de 1 (um) mês em cada região administrativa dos Países definidos no ponto 1.2.

2.3 Os Termos e Condições supra e infra citados regulam a utilização do sítio da internet www.competecomigo.com assim como os serviços utilizados. Constitui-se assim um acordo entre o Utilizador das plataformas electrónicas e digitais com a competecomigo.

2.4O sítio da internet www.competecomigo.com assim como a aplicação com o mesmo nome constituem a plataforma digital de inscrição do Utilizador e da sua bicicleta.

2.5A plataforma supra referida no ponto anterior, conteúdos, aparência, estética e aspecto gráfico e visual são alvo de direitos de Propriedade Intelectual da competecomigo. É expressamente proibida a reprodução, transmissão, modificação e alteração ou supressão de qualquer informação ou conteúdo sem a prévia autorização escrita da mesma.

2.6Os Termos e Condições descritos no documento actual não regulam ou geram de forma alguma a relação jurídica entre a competecomigo e os ciclistas Utilizadores do serviço sumariado em 2.1. Os serviços fornecidos pela plataforma digital do sítio de internet www.competecomigo.com e aplicação móvel têm apenas que ver com a disponibilização e partilha dos tempos cronometrados em percursos pré-definidos e livres dos ciclistas, partilhando estes, desta forma, os seus treinos.

2.6.1 Dado o exposto, a competecomigo não se responsabiliza por qualquer avaria, sinistro material e físico envolvendo as partes deste acordo Termos e condições, violações ao código da estrada dos Utilizadores-ciclistas e colaboradores, furto, roubo ou assalto ao Utilizador-ciclista ou sua bicicleta ou colaborador durante a duração do evento.

2.6.2 Cumulativamente, a competecomigo não se responsabiliza pelo efeito das condições climatéricas ou temporais como é o caso da prática do ciclismo (de dia ou de noite) no tempo cronometrado dos Utilizadores, condições particulares da bicicleta tais como o furo de um pneu ou outra situação decorrente do uso da bicicleta durante o evento. A responsabilidade de uma execução correcta da prática do ciclismo é exclusiva dos próprios Utilizadores.

2.6.3 A competecomigo não se responsabiliza pelas condições do dispositivo móvel usado para usufruto dos serviços prestados.

2.6.3.1 As condições da rede móvel são alheias à competecomigo pelo que é da responsabilidade dos utilizadores garantir o bom funcionamento do seu dispositivo móvel. A qualidade da ligação depende única e exclusivamente do fornecedor de serviço de internet dos utilizadores.

2.7Manutenção da plataforma: No último dia do mês a competecomigo não contabiliza registos de treinos. Aconselham-se os Utilizadores a efectuarem um printscreen ou screenshot para efeitos de comprovativo de participação no caso de necessidade de disputa de resultados imediatamente antes da plataforma entrar em manutenção. A competecomigo não se responsabiliza pelo desconhecimento do Utilizador sendo da responsabilidade deste efetuar as diligências apropriadas.

2.8Os Utilizadores deverão ter pelo menos 16 anos e dispor de capacidade legal de condução de uma bicicleta. Os Utilizadores que pretendam participar e concorrer aos vários eventos deverão ter a sua situação regularizada com as Finanças e Segurança Social por forma a poder receber os prémios. A competecomigo não se responsabiliza por qualquer violação do sistema legal em vigor por parte dos Utilizadores, especificamente quanto às responsabilidades civis de pagamento de impostos e contribuições para a Segurança Social.

2.9Os serviços disponibilizados na plataforma www.competecomigo.com e aplicação móvel são disponibilizados apenas aos Utilizadores registados.

2.10O registo na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel com o mesmo nome é gratuito.

2.11Caso o Utilizador registado forneça informações falsas, a competecomigo, pode, imediatamente, sem necessidade de indemenizar o Utilizador, suspender ou cessar completamente o acesso à plataforma digital www.competecomigo.com ou aplicação móvel. A situação de infracção mínima será punida com a anulação de determinado evento para o Utilizador infractor e consecutiva exclusão do registo de tempos comparativos nesse evento. O Utilizador fica excluído da possibilidade de receber qualquer prémio relativo ao evento em causa perdendo a totalidade do valor pago.

2.12O Utilizador registado compromete-se a manter actualizados os seus dados pessoais e da bicicleta transmitidos na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel. A devolução da totalidade ou parcialidade do valor em cartão-jogador é efetuada apenas após a regularização dos dados do Utilizador na plataforma da competecomigo.

2.13A competecomigo reserva-se no direito de aceitar ou recusar, sem qualquer justificação, qualquer inscrição na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel, limitar ou mesmo impedir um Utilizador de utilizador a supra mencionada plataforma, caso este não aceite os Termos e condições.

2.14A competecomigo não se responsabiliza pela veracidade e exactidão dos dados facultados pelo membro registado.

2.15Campanhas e promoções: A competecomigo estabelece campanhas e promoções limitadas no tempo e no espaço. Não estando expressamente descrito nos pontos em baixo, todas as Campanhas e Promoções obrigam o respeito dos Termos e Condições expressos neste documento. Particularmente, a regra das fotografias, velocidades médias superiores a 10 km/h nos Modos Livre Nacional e Internacional e a obrigatoriedade de participação de pelo menos 20 participantes com participação válida no evento a que diz respeito a Campanha ou Promoção, salvo excepções expressamente indicadas nestes Termos e Condições. As campanhas e promoções serão divulgadas exclusivamente no sítio da internet da competecomigo e nas páginas oficiais do facebook da competecomigo, nomeadamente as páginas oficiais de Portugal (facebook.com/competecomigo), Espanha (facebook.com/Espanacyclemore) e internacional (facebook.com/cyclemorethegame). As campanhas são introduzidas na plataforma e/ou rede social facebook durante o mês anterior e podem sofrer alterações até ao último dia do mês anterior à campanha/promoção. A partir do dia 1 do mês a que diz respeito a campanha/promoção já não pode ser alterada.

2.15.1 Campanhas em vigor: sem campanhas.

2.16Gestão dos jogos: A competecomigo reserva-se no direito de recorrer a Utilizadores contratados com o objectivo de testar a aplicação e o sítio da internet. Estes Utilizadores podem dar origem a entradas nas tabelas de classificação que serão eliminadas ao longo do mês. Mais, é reservado o direito de utilizar programas informáticos, vulgarmente conhecidos por bots, que se propagam pelo sítio da internet e aplicação com o objectivo de fiscalizar violações dos Termos e Condições e testar o sistema.

2.17Devolução e pagamentos de prémios: Além do referido em 2.12, a competecomigo efetua devoluções totais ou parciais de montantes disponíveis em cartão de jogador e pagamentos de prémios durante o mês de dezembro do ano a decorrer. Por forma a ter direito ao recebimento dos prémios, o Utilizador terá de enviar um email até ao dia 1 de dezembro para admin@competecomigo.com solicitando a transferência do valor do prémio a que tem direito. As custas de transferência são imputadas ao Utilizador. A violação dosTermos e Condições implica o não reembolso da participação em determinado evento.

2.18Em meses a decidir pela gestão, a competecomigo oferece 100 € de saldo em cartão-jogador a um Utilizador escolhido aleatoriamente que tenha efetuado a inscrição e participação em determinado evento mesmo que não tenha cumprido integralmente os Termos e Condições. É enviada uma mensagem via sistema de mensagens internas para o Utilizador com um código e este deverá contactar a competecomigo via email (admin@competecomigo.com) ou através da conta whatsapp (910482670) dentro do prazo estipulado pela compete indicando o código recebido. Passado o prazo, o prémio fica sem efeito.

2.19Divulgação da competecomigo:

2.19.1A competecomigo oferece 0.1 € em cartão de jogador por cada novo registo de Utilizadores comprovadamente convidados pelo Utilizador já registado.

2.19.2A competecomigo oferece 0.25 € em cartão de jogador por cada novo registo de Utilizadores, com a aplicação da compete instalada e mantida durante pelo menos 3 meses comprovadamente convidados pelo Utilizador já registado.

2.19.3A competecomigo oferece 1 € em cartão de jogador por cada novo registo de Utilizadores, com a aplicação da compete instalada, mantida durante pelo menos 3 meses e que tenham jogado pelo menos 5x cada um dos modos livre nacional e internacional com percursos pedalados mínimos de 10 km por percurso e que ainda tenham experimentado pelo menos 1x o modo de percurso do distrito de inscrição. As 11 participação necessárias têm de ser realizadas num período de 3 meses. Além disso, os novos Utilizadores terão de ser comprovadamente convidados pelo Utilizador já registado.

2.19.4Os pontos 2.19.1, 2.19.2 e 2.19.3 não são cumulativos. Cabe ao Utilizador registado informar a competecomigo da sua iniciativa e fornecer todos os dados necessários para comprovar a inscrição e participação do novo jogador. Além disso, é da responsabilidade do Utilizador registado requerer a transferência do montante resultante da campanha de marketing para o seu cartão de jogador.

3. Modos de evento:

3.1Modo de Percurso: supera-te e vence os teus rivais com o melhor tempo por distrito. Trepas na classificação se concorreres com uma bike mais pesada que a concorrência!

3.1.1O que é o Modo Percurso? Consiste na partilha de tempos cronometrados de um percurso mensal pré-determinado pela competecomigo.

3.1.2Quem pode enviar um percurso? São elaborados pela competecomigo, colaborador, gestor de distrito ou gestor de País.

3.1.3Qual o custo de participação? Os percursos terão distâncias variáveis entre os 4 km e os 49 km com custos de participação definidos no início de cada mês e nunca alterados durante esse mês. O Utilizador pode participar durante o mês no maior número de vezes em determinado evento por forma a maximizar as sua possibilidades de vitória já que a quantia a pagar é a mesma caso este participe apenas uma vez ou decida participar todos os dias do mês.

3.1.3 Como sou descontado em carteira? O abatimento do seu valor em carteira é efetuado após o Utilizador tirar a primeira foto na aplicação móvel da competecomigo.

3.1.4Mas quem ganha? Contará para efeitos de classificação final o seu melhor tempo mas ficarão registados na sua área pessoal todos os tempos para esse evento e para os outros eventos em que o Utilizador tenha participado. O Utilizador terá acesso ao percurso a partir do sítio da internet da competecomigo onde será previamente anunciado o # km, perfil do percurso, custo para o Utilizador e onde serão ilustradas algumas imagens do percurso. A informação precedente constará na área do sítio da internet dedicada a cada região administrativa. É então exposta a tabela de classificação em tempo real. Nessa tabela constarão os dados relativos ao Utilizador com as respectivas fotografias da prova. Será ainda exposto nessa área, no dia 1 de cada mês, o resultado final do evento Modo de Percurso. Neste modo vencerá quem percorrer o percurso em menor tempo.

3.1.6Validação do percurso de um Utilizador na realização do Modo Percurso: Para ser validado, o percurso terá de respeitar a regra das fotografias. Deverão ser tiradas 3 (três) fotografias.

3.1.6.1A primeira fotografia iniciará o cronometro na aplicação móvel competecomigo.

3.1.6.2 A segunda fotografia deverá ser tirada entre o fim da primeira metade do percurso e até 75% da totalidade do mesmo. Por forma a que a fotografia seja considerada válida, esta terá de ser efetuada a uma distância não superior a 50 metros do marcador representado na aplicação móvel.

3.1.6.3 A terceira fotografia deverá ser tirada imediatamente após ter terminado a prova.

3.1.6.4 Nota: A combinação das fotografias com a geo-referenciação do percurso dos vários Utilizadores constituirão os meios de prova para validação ou eventual eliminação do Utilizador. Caso este seja eliminado, o Utilizador não tem direito a qualquer indemnização.

3.1.6.5Fotografias: A informação obrigatória que deverá constar nas fotografias é que estas deverão possibilitar a identificação da bicicleta, Utilizador e local onde foram tiradas. Sugere-se que o Utilizador se incline no volante da bicicleta e tire uma fotografia. Desta forma os três elementos enunciados deverão estar presentes.

3.2Modo Livre Nacional: quando, onde e como quiseres. Vence quem fizer mais km durante um mês no teu País. Não precisas de grande bike nem de ser profissional. Só necessitas de força de vontade!.

3.2.1O que é o Modo Livre Nacional: Consiste na partilha da soma do número de km efetuados por cada Utilizador ao longo de um mês no seu País de registo.

3.2.2Qual o custo de participação? O custo de participação é definido no início de cada mês e nunca alterado durante esse mês. Tal como no Modo de Percurso, o Utilizador pode (e deve) participar durante todo o mês por forma a que a soma do seu número de km efetuados seja a maior possível. Por forma a poder receber o prémio regular, o Utilizador tem de efetuar o pagamento de participação antes da sua primeira participação. Caso contrário, não é elegível a qualquer prémio regular e/ou proveniente de campanha, salvo se indicado em contrário.

3.2.3 Como é descontado o valor no meu cartão-jogador? O abatimento do seu valor em carteira é efetuado após tirar a primeira foto no Modo Livre Nacional na aplicação móvel da competecomigo. O evento do Modo Livre Nacional, tal como o evento do Modo Percurso, será contabilizado se e só se houverem pelo menos 20 (vinte) participações , isto é, apenas serão atribuídos os prémios monetários caso 20 ou mais Utilizadores tenham percorrido o trajeto de forma válida.

3.2.4Mas quem ganha? Contará para efeitos de classificação final a distância total percorrida no País (soma das distâncias percorridas durante o mês em em que se realiza o Evento). O Utilizador terá acesso ao percurso realizado por este a partir do sítio da internet da competecomigo. A informação precedente constará na área do sítio da internet dedicada ao Modo Livre Nacional. É então exposta a tabela de classificação em tempo real. Nessa tabela constarão os dados relativos ao Utilizador com as respectivas fotografias da prova. Será ainda exposto nessa área, no dia 1 de cada mês, o resultado final do evento Modo Livre Nacional. Neste modo vencerá quem percorrer a maior distância somada ao longo de todo o mês.

3.2.6Validação do percurso de um Utilizador na realização do Modo Livre Nacional: Necessidade de serem tiradas 3 (três) fotografias ao longo do percurso.

3.2.6.1A primeira fotografia inicia o contador e a acumulação de distância percorrida na aplicação móvel da competecomigo.

3.2.6.2A segunda foto poderá ser tirada a qualquer momento.

3.2.6.3A terceira foto terminará o contador de tempo e de distância.

3.2.6.4 A informação obrigatória que deverá constar nas fotografias é que estas deverão possibilitar a identificação da bicicleta, Utilizador e local onde foram tiradas. Tal como no ponto 3.2.6.4 sugere-se que o Utilizador se incline no volante da bicicleta e tire uma fotografia. Desta forma os três elementos enunciados deverão estar presentes. Sendo a missão da compete influenciar mais pessoas a pedalar em vez de usar as suas viaturas, o MLI está Limitado a 30 km por dia. km adicionais não são considerados para efeitos de prémio.

3.3Modo Livre Internacional: quando, onde e como quiseres. Vence quem fizer mais km durante um mês em todo o Mundo. Não precisas de grande bike nem de ser profissional. Só necessitas de força de vontade!.

3.3.1O que é o Modo Livre Internacional: Consiste na partilha da soma do número de km efetuados por cada Utilizador ao longo de um mês no seu País de registo.

3.3.2Qual o custo de participação? Gratuito até 31 de dezembro de 2022. Tal como no Modo Livre Nacional, o Utilizador pode (e deve) participar durante todo o mês por forma a que a soma do seu número de km seja a maior possível.

3.3.3 Como é descontado o valor no meu cartão-jogador? O abatimento do seu valor em carteira é efetuado após tirar a primeira foto no Modo Livre Nacional na aplicação móvel da competecomigo. O evento do Modo Livre Internacional, tal como o evento do Livre Nacional, será contabilizado se e só se houverem pelo menos 20 (vinte) participações , isto é, apenas serão atribuídos os prémios monetários caso 20 ou mais Utilizadores tenham percorrido o trajeto de forma válida.

3.3.4Mas quem ganha? Contará para efeitos de classificação final a distância total percorrida (soma das distâncias percorridas durante o mês em em que se realiza o Evento). O Utilizador terá acesso ao percurso realizado por este a partir do sítio da internet da competecomigo. A informação precedente constará na área do sítio da internet dedicada ao Modo Livre Internacional. É então exposta a tabela de classificação em tempo real. Nessa tabela constarão os dados relativos ao Utilizador com as respectivas fotografias da prova. Será ainda exposto nessa área, no dia 1 de cada mês, o resultado final do evento Modo Livre Internacional. Neste modo vencerá quem percorrer a maior distância somada ao longo de todo o mês quando comparada com a distância pedalada de todos os Utilizadores espalhados pelo Mundo que tenha jogado o Modo Livre Internacional durante esse mês.

3.3.5E os prémios, como funcionam? Tal como no modo livre nacional, existem prémios até ao 6º classificado, sendo estes prémios uma porcentagem do valor total gerado nesse mês e evento.

3.3.6Validação do percurso de um Utilizador na realização do Modo Livre Internacional: Necessidade de serem tiradas 3 (três) fotografias ao longo do percurso.

3.3.6.1A primeira fotografia inicia o contador e a acumulação de distância percorrida na aplicação móvel da competecomigo.

3.3.6.2A segunda foto poderá ser tirada a qualquer momento.

3.3.6.3A terceira foto terminará o contador de tempo e de distância.

3.3.6.4 A informação obrigatória que deverá constar nas fotografias é que estas deverão possibilitar a identificação da bicicleta, Utilizador e local onde foram tiradas. Tal como no ponto 3.1.6.5 sugere-se que o Utilizador se incline no volante da bicicleta e tire uma fotografia. Desta forma os três elementos enunciados deverão estar presentes. Sendo a missão da compete influenciar mais pessoas a pedalar em vez de usar as suas viaturas, o MLI está Limitado a 30 km por dia. km adicionais não são considerados.

3.5Rejeição de treinos (corridas): a rejeição de treinos é feita de duas formas: automática e manual.

3.5.1Rejeição automática: todos os treinos realizados por Utilizadores que não tenham efetuado o pagamento da respectiva taxa de participação antes da sua realização assim como treinos nos Modos Livre Nacional e Internacional cuja velocidade média seja inferior a 10 km/h terão esses treinos rejeitados automaticamente pelo sistema. Note-se que os treinos que não entrem no sistema por motivos alheios à competecomigo como falhas no serviço de dados (internet) e o mau manusamento do dispositivo móvel e/ou aplicação móvel também serão automaticamente excluídos.

3.5.2Rejeição manual: todos os treinos realizados por Utilizadores que violem a regra das fotografias (devem conter o Utilizador, bicicleta e ambiente circundante) serão rejeitados. Serão igualmente rejeitados todos os treinos efetuados antes do envio do email para admin@competecomigo.com informando a total concordância com os Termos e Condições descritos neste documento. Por fim, todos os treinos que sejam efetuados antes do envio de uma mensagem por SMS ou WhatsApp para o número oficial da competecomigo dando conta do início do treino serão igualmente rejeitados. O prazo temporal para rejeição manual estende-se a toda a duração do evento. Assim, podem ser rejeitados treinos até ao último dia a que diga respeito o evento analisado.

4. Registo de Utilizador e respectivas bicicletas

4.1Obrigações do Utilizador-ciclista:

4.1.1Aceitar os presentes Termos e condições.

4.1.2Os dados requeridos pela competecomigo na plataforma digital www.competecomigo.com e na aplicação móvel deverão ser verdadeiros e actualizados. Nomeadamente:

4.1.2.1Nome completo.

4.1.2.2Fotografia: apesar de opcional, é altamente recomendável que se envie uma fotografia actual do Utilizador.

4.1.2.3Username: por forma a proteger a privacidade do Utilizador o nome a incluir na tabela geral de classificações disponível ao Público geral será o seu username e não o nome próprio.

4.1.2.4Password: é a palavra-passe de acesso à área pessoal do utilizador na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel. A palavra-passe de acesso à página pessoal do sítio da internet é a mesma que a usada nos serviços da aplicação móvel.

4.1.2.5Data de nascimento: no formato DD/MM/AAAA, isto é, Dia/Mês/Ano

4.1.2.6Email: endereço de correio electrónico para comunicações futuras com a competecomigo.

4.1.2.7Distrito: Não é obrigatória a informação da morada completa. Todavia, se o Utilizador registado pretender entrar na comparação de treinos cronometrados habilitando-se para isso aos prémios, terá de fornecer a morada por forma a poder ser enviado o respectivo montante do prémio.

4.1.2.8País: A informação relativa ao País serve para orientar o Utilizador na participação dos eventos do Modo Percurso do País onde o utilizador se registou tendo em conta a possível existência de outros Países com eventos de Modo Percurso diferentes.

4.1.2.9Fotos da parte da frente, lateral e traseira da bicicleta. Por forma a poder participar na comparação de tempos cronometrados e distâncias, habilitando-se assim a auferir os respectivos prémios é obrigatório o envio de 3 (três) fotografias da bicicleta. Terá de ser a bicicleta a ser usada no evento.

4.1.2.10Marca da bicicleta.

4.1.2.11Modelo da bicicleta.

4.1.2.12Onde foi comprada a bicicleta.

4.1.2.13Sítio da internet do local onde foi comprada a bicicleta. Estes 4 (quatro) últimos campos destinam-se à confirmação do peso da bicicleta que se posiciona no ponto imediatamente a seguir. Se optares por não indicar o peso da bicicleta (em kg) então será considerado um peso de 9 kg. Esse peso, considerado baixo, fará com o que tempo normalizado desse Utilizador seja superior ao tempo do mesmo Utilizador mas com uma bicicleta de peso superior. Desta forma, o Utilizador que optar por não registar o peso da sua bicicleta será prejudicado, diminuindo, assim, as suas possibilidades de vitória. Todavia, a sua inscrição na plataforma digital www.competecomigo.com ou na aplicação móvel é válida e não será motivo de inibição ou limitação no uso das mesmas.

4.1.2.14Peso da bicicleta.

4.1.2.15Confirmação de peso da bicicleta.

4.1.3Abster-se de criar vários perfis.

4.1.4Registar apenas uma bicicleta.

5. Figuras de hierarquia na competecomigo

Além do Utilizador-ciclista, a competecomigo desenvolve as seguintes figuras hierárquicas na sua plataforma:

5.1Utilizador-colaborador

5.1.1Direitos e obrigações do Utilizador-colaborador:

5.1.1.1Os pontos 4.1 a 4.1.4 são igualmente válidos para os utilizadores-colaboradores. Um Utilizador-colaborador pode também utilizar a plataforma digital www.competecomigo.com ou a aplicação móvel com o mesmo nome para participar nos vários eventos com os mesmos direitos e obrigações expostos nestes Termos e condições que para um Utilizador-ciclista.

5.1.1.2Todos os participantes registados podem ser Utilizadores-ciclistas, Utilizadores-colaboradores ou ambos.

As funções dos Utilizadores-colaboradores dividem-se em 4 (quatro) grandes áreas (5.1.1.3-6):

5.1.1.3Envio de um percurso a realizar em determinada região administrativa. No envio terá que constar um ficheiro *.gpx (trajecto para ser aberto em aplicação de Google Earth/MAPS ou sistema de GPS), pelo menos 4 (quatro) fotografias tiradas em pontos diferentes do percurso e, se possível, a partilha através de algum serviço idêntico ao Dropbox de um ficheiro de vídeo. Alternativamente, a divulgação à competecomigo através de um canal do Youtube.

5.1.1.4Escolha de 2 (dois) a 5 (cinco) dias para fazer a verificação no terreno do ponto de partida e chegada dos Utilizadores-ciclistas. Cada uma das verificações no terreno deverá durar entre 2 (duas) a 4 (quatro) horas. Entende-se por verificação o acto de comparação das fotografias da bicicleta do respectivo Utilizador com a bicicleta apresentada pelo mesmo para a realização do evento. Aconselha-se o uso de uma camisola com o logótipo da competecomigo por forma a identificar-se como fazendo parte dos Utilizadores-colaboradores. É expressamente proibido por em risco segurança dos Utilizadores-ciclistas e por isso a fiscalização deverá ser no início do evento ou posterior à linha de chegada. A competecomigo, não se responsabiliza por qualquer acidente ou situação que viole o código da estrada que decorra da interação entre os Utilizadores ciclista e colaborador.

5.1.1.5Atribui-se o nome de Utilizador-colaborador a qualquer Utilizador que envie um percurso para ser realizado em Modo de Percurso durante o mês seguinte ao envio.

5.1.1.6Divulgação da competecomigo: A competecomigo aceita estabelecimento de ligações económicas a colaboradores que se disponibilizem a divulgar a empresa por via de publicidade estática ou dinâmica. Tendo por base uma relação de confiança com os intervenientes, a competecomigo pagará 10 € por hora até a um máximo de 100 € por mês para publicidade estática. Para tal, o colaborador compromete-se a filmar o período da divulgação sendo necessária a condição de movimento exterior à exposição. São elegíveis apenas os automóveis estacionados em ruas e avenidas movimentadas. A publicidade dinâmica é paga a 15 € por hora, até ao patamar máximo de 150 € num mês. Neste caso, apenas estão elegíveis os automóveis que se encontrem em movimento e em estradas movimentadas. O envio das imagens é feito através de partilha na internet ou envio para a morada oficial da competecomigo. Qualquer outra situação de publicidade não indicada nestes Termos e condições será considerada inválida sem direito a qualquer indemnização ou pagamento do serviço efetuado.

5.1.1.7 Subida na hierarquia da competecomigo: Deve ser referido que de entre os interessados será escolhido um que satisfaça os critérios estratégicos da competecomigo, nomeadamente, no que diz respeito à divulgação personalizada por região administrativa. Esse Utilizador-colaborador será considerado para subir na hierarquia da competecompete, desde que este faça o pedido via website para se tornar Gestor do distrito onde se este se encontra registado.

5.1.2Recebimentos do Utilizador-colaborador: O Utilizador-colaborador recebe a percentagem de 12.5% do total envolvido no percurso que este enviou no caso da região administrativa em causa não ter um Gestor de distrito. Caso contrário, recebe 10% do mesmo total envolvido nesse percurso. Estas percentagens são definidas no início de cada mês não podendo ser alteradas ao longo do mês em que vigoram.

5.2Gestor de distrito:

5.2.1Direitos e obrigações de um Gestor de distrito:

5.2.1.1Os pontos 4.1 a 4.1.4 são igualmente válidos para os Gestores de distrito. Um Gestor de distrito pode também utilizar a plataforma digital www.competecomigo.com ou a aplicação móvel com o mesmo nome para participar nos vários eventos com os mesmos direitos e obrigações expostos nestes Termos e condições que para um Utilizador-ciclista ou Utilizador-colaborador.

5.2.1.2Apenas puderá haver um Gestor de distrito por cada região administrativa de determinado País.

5.2.1.3O perído que vincula o DM às suas funções é de 3 (três) meses sendo que pode a competecomigo dispensar as suas funções após terminar esse período temporal. O DM tem o direito de pedir renovação por períodos de 3 (três) meses. Após terminar esse período, o estatuto de Gestor de distrito fica livre para poder ser ocupado por qualquer Utilizador-colaborador que esteja interessado e respeito as regras descritas no ponto anterior (5.1 e derivados).

As funções dos Gestores de distrito dividem-se em 4 (quatro) grandes áreas (5.2.1.4-7):

5.2.1.4Envio de um percurso a realizar no distrito onde o DM é gestor(a). No envio terá que constar um ficheiro *.gpx (trajecto para ser aberto em aplicação de Google Earth/MAPS ou sistema de GPS), pelo menos 4 (quatro) fotografias tiradas em pontos diferentes do percurso e, se possível, a partilha através de algum serviço idêntico ao Dropbox de um ficheiro de vídeo. Alternativamente, a divulgação à competecomigo através de um canal do Youtube.

5.2.1.5Divulgação da competecomigo: A competecomigo aceita estabelecimento de ligações económicas a Gestores de distrito que se disponibilizem a divulgar a empresa por via de publicidade estática ou dinâmica. Tendo por base uma relação de confiança com os intervenientes, a competecomigo pagará 10 € por hora até a um máximo de 100 € por mês para publicidade estática. Para tal, o Gestor de distrito compromete-se a filmar o período da divulgação sendo necessária a condição de movimento exterior à exposição. São elegíveis apenas os automóveis estacionados em ruas e avenidas movimentadas. A publicidade dinâmica é paga a 15 € por hora, até ao patamar máximo de 150 € num mês. Neste caso, apenas estão elegíveis os automóveis que se encontrem em movimento e em estradas movimentadas. O envio das imagens é feito através de partilha na internet ou envio para a morada oficial da competecomigo. Qualquer outra situação de publicidade não indicada nestes Termos e condições será considerada inválida sem direito a qualquer indemnização ou pagamento do serviço efetuado.

5.2.1.6Chamar Utilizadores para participarem nos eventos de região administrativa onde este(a) seja DM onde não se incluem os Modos Livre Nacional e Internacional. Após aceite pela administação da competecomigo, a figura hierárquica DM tem 3 (três) meses "para mostrar o que vale". De facto, tendo uma percentagem do total envolvido na região administrativa definida no ponto 5.2.2, quantos mais Utilizadores percorrerem qualquer evento do distrito onde este é DM, mais ganha.

5.2.1.7Todas as ações desde a criação de páginas no facebook, twitter, descrição de eventos no instagram, inclusão em foruns de publicidade à competecomigo serão fortemente reconhecidos pela administração e possibiltarão ao CM passar para o nível superior de hierarquia (Gestor de País, CM).

5.2.1.8 Subida na hierarquia da competecomigo: Deve ser referido que desde que o DM satisfaça os critérios estratégicos da competecomigo, nomeadamente, no que diz respeito à divulgação personalizada por região administrativa, esse DM será considerado para subir na hierarquia da competecomigo. Para isso, deverá fazer o pedido via website para se tornar Gestor de País (CM) onde se este se encontra registado.

5.2.2 Recebimentos do Gestor de distrito: O Gestor de distrito (DM) recebe uma percentagem variável entre os 7.5% e os 10% do total envolvido no distrito onde este é DM. Estas percentagens são definidas no início de cada mês não podendo ser alteradas ao longo do mês em que vigoram. Variam do seguinte modo:

5.2.2.1 No caso de percursos enviados pela administração da competecomigo ou do Gestor de distrito para a competecomigo via email, isto é, o percurso não ter sido enviado por um Utilizador-colaborador e existir um CM diferente do da administração, então o DM recebe 7.5% do total envolvido na região administrativa.

5.2.2.2 Na mesma situação descrita em 5.2.2.1 mas agora não existir um Gestor de País diferente do da administração da competecomigo, então o DM recebe 10% do total envolvido nessa região administrativa.

5.2.2.3 No caso do percurso ter sido enviado por um Utilizador-colaborador, o DM recebe 7.5 % do total envolvido nesse percurso.

5.3Gestor de País:

5.3.1Direitos e obrigações de um Gestor de País:

5.3.1.1Os pontos 4.1 a 4.1.4 são igualmente válidos para os Gestores de País. Um Gestor de País pode também utilizar a plataforma digital www.competecomigo.com ou a aplicação móvel com o mesmo nome para participar nos vários eventos com os mesmos direitos e obrigações expostos nestes Termos e condições que para um Utilizador-ciclista ou Utilizador-colaborador.

5.3.1.2Apenas puderá haver um Gestor de País por cada País.

5.3.1.3O perído que vincula o CM às suas funções é de 3 (três) meses sendo que pode a competecomigo dispensar as suas funções após terminar esse período temporal. O CM tem o direito de pedir renovação por períodos de 3 (três) meses. Após terminar esse período, o estatuto de Gestor de País fica livre para poder ser ocupado por qualquer Gestor de distrito que esteja interessado e respeito as regras descritas no ponto anterior (5.2 e derivados).

As funções dos Gestores de País dividem-se em 4 (quatro) grandes áreas (5.3.1.4-7):

5.3.1.4Envio de um percurso a realizar em todas as regiões administrativas onde o CM é gestor(a). No envio terá que constar um ficheiro *.gpx (trajecto para ser aberto em aplicação de Google Earth/MAPS ou sistema de GPS), pelo menos 20 (vinte) fotografias tiradas em pontos diferentes do percurso e, se possível, a partilha através de algum serviço idêntico ao Dropbox de um ficheiro de vídeo. Alternativamente, a divulgação à competecomigo através de um canal do Youtube.

5.3.1.5Divulgação da competecomigo: A competecomigo aceita estabelecimento de ligações económicas a Gestores de País que se disponibilizem a divulgar a empresa por via de publicidade estática ou dinâmica. Tendo por base uma relação de confiança com os intervenientes, a competecomigo pagará 20 € por hora até a um máximo de 200 € por mês para publicidade estática. Para tal, o Gestor de País compromete-se a filmar o período da divulgação sendo necessária a condição de movimento exterior à exposição. São elegíveis apenas os automóveis estacionados em ruas e avenidas movimentadas. A publicidade dinâmica é paga a 30 € por hora, até ao patamar máximo de 300 € num mês. Neste caso, apenas estão elegíveis os automóveis que se encontrem em movimento e em estradas movimentadas. O envio das imagens é feito através de partilha na internet ou envio para a morada oficial da competecomigo. Qualquer outra situação de publicidade não indicada nestes Termos e condições será considerada inválida sem direito a qualquer indemnização ou pagamento do serviço efetuado.

5.3.1.6Chamar Utilizadores para participarem nos eventos do País onde se inclui o Modo Livre Nacional onde este(a) seja CM mas não o Modo Livre Internacional. Após aceite pela administação da competecomigo, a figura hierárquica CM tem 3 (três) meses "para mostrar o que vale". De facto, tendo uma percentagem do total envolvido na região administrativa definida no ponto 5.3.2, quantos mais Utilizadores percorrerem qualquer evento do distrito onde este é DM e no Modo Livre Nacional onde geridos por este Gestor de País, mais ganha.

5.3.1.7Todas as ações desde a criação de páginas no facebook, manutenção da página oficial de facebook da empresa, criação de ads no facebook, twitter, descrição de eventos no instagram, inclusão em foruns de publicidade à competecomigo, discussão com a administração de novas ideias, novas campanhas mesmo novos jogos, mas também a possibilidade de alterar o sítio da internet conforme expetactivas legítimas do Gestor de País e de criar um bloco único para este gerir com o seu próprio subdomínio serão fortemente reconhecidos pela administração da competecomigo.

5.3.1.8 Não está previsto qualquer cargo hierárquico superior ao do Gestor de País. Todavia, serão discutidos caso a caso com os Gestores de País exceções, garantias, novas inclusões, novos direitos e permanência efetiva na empresa.

5.3.2 Recebimentos do Gestor de País: O Gestor de País (CM) recebe uma percentagem variável entre os 5% e os 12.5% do total envolvido em todo o País onde este é CM. Estas percentagens são definidas no início de cada mês não podendo ser alteradas ao longo do mês em que vigoram. Variam do seguinte modo:

5.3.2.1 No caso de percursos enviados pela administração da competecomigo ou do Gestor de distrito para a competecomigo via email, isto é, o percurso não ter sido enviado por um Utilizador-colaborador e existir um CM diferente do da administração, então este CM recebe 12.5% do total envolvido no País onde este é Gestor de País nos eventos de Modo de Percurso e Livre Nacional.

5.3.2.2 No caso do percurso ter sido enviado por um Utilizador-colaborador, o CM recebe 5 % do total envolvido no País onde este é Gestor de País nos eventos de Modo de Percurso e Livre Nacional.

6. Tempo real vs. Tempo normalizado.

Pretende-se com esta secção encontrar a melhor forma (mais justa) de comparar os tempos dos treinos cronometrados dos vários Utilizadores. Naturalmente seria muito injusto se a comparação fosse feita sem usar como variável o peso das diversas bicicletas. Vários estudos indicam que por cada 1 (um) kg retirado da bicicleta, o ciclista ganha 3 (três) minutos por cada km de subida. A forma encontrada, apesar de simples, pretende assim, comparar os tempos obtidos pelos diversos Utilizadores usando não o tempo real (tr), isto é o tempo medido, mas sim um tempo que é normalizado com os pesos da bicicleta mais pesada e do respectivo Utilizador (tnorm). Isto é, tnorm,i=tr,i*Mmax/Mi, em que Mmax corresponde ao maior peso da bicicleta que participou em determinado evento, e Mi corresponde ao peso da bicicleta do Utilizador i. Demonstra-se a seguir a viabilidade dessa expressão:

6.1Sejam F, Fa, P, e RN na figura de plano inclinado representada em baixo os vectores da força exterior, força de atrito, peso e reacção normal do bloco sobre o plano.

Figura 1: Plano inclinado onde se aplica uma força exterior (F) ao bloco de massa M (que representa a bicicleta). Contabiliza-se a força de atrito (Fa), o peso do corpo (P) e a reacção normal do corpo de massa M sobre o plano inclinado. Mostra-se igualmente o sistema de eixos usados por forma a ilustrar a direcção de movimento.

No eixo dos yy, verifica-se que a componente de peso iguala a reacção normal pois, de acordo com o sistema de eixos apresentado, não existe movimento nessa direcção. Para o eixo dos xx, tem-se vectorialmente, de acordo com a 2ª Lei de Movimento de Newton,

  • F+Fa+P=M*a(1)

Escalarmente, fica:

  • F-Fa-Px=M*a(2)

Fa pode ser calculada a partir da expressão µ * Rn em que µ é o coeficiente de atrito estático (ou dinâmico). A componente y do peso iguala a reacção normal pois não existe movimento nesta direcção e mais nenhuma força atua ao longo desta direcção, logo Rn≡Py=M*g*cos (α). M*g é a definição de peso de um corpo. Em regra, o coeficiente de atrito dinâmico é menor do que o coeficiente de atrito estático e estes dependem do material onde a massa encontra-se apoiado e de todas as características microscópicas que possam afectar o movimento do corpo. Px é a componente do eixo dos xx do peso, isto é, M*g* sin (α) em que α é o ângulo o plano horizontal e a direcção de movimento. Assim, a Eq. (2) transforma-se em:

  • F-µ*M*g*cos(α)-M*g*sin(α)=M*a(3)

Simplificando,

  • F=M*[a+g*(µ*cos(α)+sin(α)](4)

Transformando µ*cos(α)-sin(α) em b,

  • F=M*[a+g*b](5)

Por forma a compararem-se os tempos (a partir da aceleração expressa na Eq. anterior) para as mesmas forças obtém-se:

  • MA*[aA+g*b] <=> MB*[aB+g*b](6)

Apesar de matematicamente o termo g*b não poder ser eliminado este contribui da mesma forma em ambos os lados da Eq. anterior. Assim, no limite, se g*b tendesse para zero, obter-se-ia uma relação simples entre as massas de dois corpos (duas bicicletas) e a aceleração das mesmas (Eq. 7).

  • MA*aA <=> MB*aB(7)

Observa-se imediatamente a partir da Eq. 7 que, quanto maior for a massa de uma bicicleta menor será a sua aceleração se a força aplicada for a mesma. Logo, se a massa da bicicleta A for o dobro da massa da bicicleta B, a aceleração da bicicleta A terá de ser forçosamente metade da aceleração da bicicleta B para que a relação expressa na Eq. 7 seja válida. Assumindo uma diminuição constante da velocidade, como a aceleração média nessa situação é dada pela razão entre as variações da velocidade e tempo final e inicial, então a Eq. 7 transforma-se em:

  • MA*(vA,f-vA,i)/(tA,f-tA,f) <=> MB*(vB,f-vB,i)/(tB,f-tB,f)(8)

em que VA(B)i,f e tA(B)i,f são as velocidades de A e B iniciais e finais, respectivamente.

Se a diferença de velocidades das bicicletas A e B for a mesma, então, o tempo de A terá de ser forçosamente o dobro do tempo de B para a igualdade da Eq. 8 se manter válida. Desta forma, se A representar a bicicleta mais pesada e B for a bicicleta de um outro ciclista, o tempo que o ciclista de A demora a subir uma rampa de inclinação α será o dobro do tempo que o ciclista B demora o fazer o mesmo percurso. Desprezando o atrito e outras forças exteriores ao sistema ciclista+plano inclinado como é o caso da força do vento, esta conclusão é igualmente válida na descida de planos inclinados e mesmo em linha reta.

Contabilize-se agora o termo “g*b” desprezado em cima: voltando à Eq. 4 e transformando a aceleração (a) em Δv/Δt em que Δv e Δt são a variação de velocidade e tempo e resolvendo em ordem a t (assumindo que o tempo inicial é nulo), resulta em:

  • t=Δv/(F/M - g*(sin(α) + µ*cos(α))) (9 a)

para subir e:

  • t=Δv/(F/M - g*(µ*cos(α)- sin(α))) (9 b)

na descida. Considere-se agora um percurso genérico que se encontra representado na figura 2 a). Este percurso foi construído recorrendo a incrementos aleatórios na posição e elevação de pontos consecutivos usando uma distribuição normal.

Figura 2: a) Elevação em função da distância percorrida. Trata-se de um percurso simulado usando as funções de criação de números aleatórios com um distribuição normal. b) Tempo dispendido por cada troço de um evento de ~ 32 km.

Relativamente aos dados de entrada das Eqs. 9 comparam-se os tempos totais para bicicletas com as massas 9 kg, 12 kg, 15 kg e 18 kg. Além disso, usa-se o valor menor entre os coeficientes de atrito estático (est.) e dinâmico (din.) da borracha sobre o asfalto, µest.=0.85 e µcin.=0.67. O motivo prende-se com o facto de se considerar que o tempo total em modo de arranque é muito inferior ao tempo total em modo de movimento, uma força aplicada de 1000 N, uma velocidade de circulação de 30 km/h, isto é, 8.3(3) m/s e g=9.81 m/s2.

Na figura 2 b) mostram-se os tempos simulados tendo em conta as Eqs. 9 a) e b) em cada um dos troços representados na figura 2 a). Para se obter estes tempos, determinou-se o ângulo α entre pontos consecutivos nos diversos troços. Obtiveram-se os tempos de 3132.2 segundos, 4247.0 segundos, 5406,0 segundos e 6615.3 segundos para as bicicletas com os pesos de 9 kg, 12 kg, 15 kg e 18 kg, respectivamente. A partir destes tempos dispendidos, verifica-se que esta grandeza é directamente proporcional ao peso da bicicleta. Os quocientes entre a soma dos tempos de todo o percurso da bicicleta mais pesada (18 kg) com os restantes são de 2.112 (para a bicicleta de 9 kg), 1.558 (para a de 12 kg) e 1.224 (para a 15 kg). Por forma a comparar os tempos dos vários Utilizadores-ciclistas em determinado evento a demonstração anterior sugere que se use a razão entre os tempos reais do respectivo Utilizador-ciclista da bicicleta mais pesada. Todavia, desta forma o tempo normalizado de cada Utilizador-ciclista só poderia ser apresentado no fim de cada evento já que existe sempre a possibilidade de haver um novo registo em competecomigo.com ou na aplicação móvel com o mesmo nome durante o decorrer do evento. Desta forma, optou-se pela majoração do peso da bicicleta mais pesada. Usa-se por isso um peso de 22 kg. No caso de haver registado e comprovado um Utilizador-ciclista com uma bicicleta de peso superior a 22 kg serão fornecidas informações relevantes no sítio da internet competecomigo.com.

© Copyright - competecomigo.com 2024